terça-feira, 11 de janeiro de 2011

as vantagens em ser idiota

Argumento do vizinho vendendo um lote repleto de árvores nativas:
"Aqui não é zona rural não, pode derrubar o quanto você quiser."
Vimos depois que foi isso que ele fez com o lote dele.
Virou um "morro do careca", onde o sol frita o chão vermelho, com vista pra estrada (e a estrada com vista pra ele, lógico). E achou vantagem.

Enquanto isso, eu fico aqui juntando mudinhas, sementes, enchendo vasinhos de esperança, pra fazer da minha nova casa um matão, um jardim tropical exuberante.

E pra quê o cara vem morar no mato se ele curte mesmo é um chão azulejado?


Aí vem a conversa com o embalador do supermercado:

"Não precisa de sacola, moço, eu trouxe as minhas, pode colocar tudo aí."
"Quê? Aproveita as de plástico, viu? Vai acabar em fevereiro. Até as biodegradáveis foram proibidas."
Como assim "aproveita"? Porque brasileiro acha que sacola é brinde? Desde quando é bom? Bom pra quem?

Enquanto isso, eu fico aqui carregando, sem esforço algum, sacolinhas de pano que dobro pequenininhas e levo na bolsa e no porta-malas do carro.


Conversa com um conhecido aqui em casa:
"Pra quê vocês juntam as garrafas?" (quando viu garrafas de vidro, pet e papel separados)
"A gente separa o lixo reciclável e quando vamos a BH, deixamos coleta seletiva"
"Mas ganha alguma coisa?"
...
Fiquei alguns segundos sem conseguir responder.
Pensei nos milhares de significados para a expressão "ganhar alguma coisa com isso".
Cheguei à conclusão que o que ele queria dizer era "levar vantagem".
Acabei respondendo que não.
Ele fez aquela cara de que não entendeu meus motivos pra perder tempo com algo que não resulta em "vantagem" nenhuma.
Enquanto isso, ajo sem almejar levar vantagem.
Me sinto extremamente bem em fazer as coisas do jeito certo - pensando num bem maior, a longo prazo, etc.

Então. Qual a vantagem em ser um idiota?
Certamente, a alienação e a burrice devem ser libertadoras.
Não há que se preocupar com nada além do próprio umbigo!

Deve ser isso.

3 comentários:

Will Lukazi disse...

Olá ! Parabens pelo Blog e pelo belo texto. Um grande abraço e já estou seguindo teu Blog...grande abraço...

Anônimo disse...

Multiplique sua experiência por 2 e imagine o que é viver na Bahia...
Saudade de vocês!
Beijoo
Sheila

V disse...

Olha... achei seu blog por acaso. E pode apostar que vai ser parada obrigatória.. Nunca me diverti tanto com um blog... de veras despretensioso... leve.... mt bom!